quinta-feira, 15 de abril de 2010

Técnica permite ver imagem 3D sem óculos

       Ao assistir o clipe da música "Doubtful Comforts" da banda Blue Roses (abaixo), chama atenção, além da música, o movimento e a ligeira impressão de profundidade das imagens. A técnica que permite a ilusão em três dimensões é conhecida como estereoscopia. Registros de sua descoberta datam do período renascentista, os arquitetos Filippo Brunelleschi (1387-1446) e Leon Batista Alberti (1404-1472) denominaram-na como perspectiva artificiallis e usaram-na para projetos arquitetônicos.

     Durante muito tempo, artistas utilizaram jogo de espelhos para reproduzir o efeito 3D. A novidade são videoclipes começarem a se valer mais do efeito.
     Atualmente, a estereoscopia é feita com duas câmeras gravando a mesma ação em perspectivas diferentes e as imagens são trocadas rapidamente, por isso o videoclipe parece cheio de “pulinhos”. O dinossauro ao lado (fonte: Gizmodo) também é um exemplo, duas imagens ligeiramente deslocadas horizontalmente uma da outra são alocadas e programadas para serem repetidas, assim, o aparente movimento cria ilusão tridimensional em nossos olhos.









Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.