Na Espanha, a fabricante de eletrônicos japonesa Toshiba e a fornecedora de GPS holandesa TomTom viraram alvos de consumidores irritados pelo descumprimento da campanha publicitária de ambas durante a Copa do Mundo.
Na campanha promocional, tanto a Toshiba quanto a TomTom prometiam devolver o valor pago pelos consumidores na compra de televisores e notebooks caso a Espanha ganhasse o campeonato mundial, segundo o jornal mexicano "El Economista".
A campanha anunciava claramente: "Compre um novo portátil Toshiba, com o novo processador Intel Core i5 de 2010, ou um televisor Toshiba e, se a Espanha ganhar a final, devolveremos o dinheiro". Como a Espanha efetivamente ganhou a Copa do Mundo, esperava-se que as empresas devolvessem o dinheiro pago pelos equipamentos, o que não ocorreu.
A associação de defesa dos consumidores espanhola (Facua) já recebeu várias queixas de consumidores e apresentará a denúncia ao Instituto Nacional do Consumo do Ministério da Saúde e Política da Espanha, com o argumento de que existe o não-cumprimento contratual e de que a publicidade enganosa induziu o consumidor a erro. E a Organização de Consumidores e Usuários da Espanha planeja processar as empresas caso essas se neguem a devolver o dinheiro.
A Toshiba e a TomTom se defendem e informam que, para reclamar o dinheiro de volta, os consumidores deveriam ter se registrado no site da Toshiba - mas essa condição não foi divulgada na campanha publicitária.
Fonte: Meio & Mensagem on line
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É, parece que, apesar da torcida espanhola, essas empresas não botavam muita fé de que a Espanha fosse ganhar o mundial... Agora, prejuízo no bolso e na imagem das empresas...
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