quinta-feira, 1 de julho de 2010

Comunicar é preciso

   


   
    O processo de surgimento da comunicação aconteceu gradativamente pela necessidade de manter uma troca mútua de informações e conhecimento. Dos gestos e sons surgiram as palavras e dos desenhos, a escrita. Sendo necessário ensinar e aprender, assim como ainda é nos dias de hoje, a comunicação foi aos poucos sendo organizada e aperfeiçoada, de modo a transmitir com o máximo de agilidade e eficácia, tudo que seu emissor pretende.
    A comunicação caracteriza-se como experiência antropológica, pois é pilar fundamental para o convívio coletivo, sem comunicação não há sociedade. É algo intrínseco ao ser humano e é através dela que é possível estabelecer a construção da personalidade, graças ao compartilhamento e troca de experiências, valores, informações, culturas, enfim, de conhecimento.
    
   Partindo desses conceitos, a comunicação estabeleceu-se de forma mais concentrada também nas organizações, dando origem a uma vertente tão importante quanto à própria comunicação: a comunicação empresarial.
    Segundo Roger Cahen no livro Comunicação Empresarial*, “comunicação empresarial é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligada aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos: criar, manter ou mudar para favorável a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários.” Em outras palavras, é formada por um conjunto de ações, estratégias e processos, trabalhando de forma integrada pela fixação e fortalecimento da imagem de uma empresa ou entidade junto aos públicos de interesse ou diante da opinião pública. Para isso, faz uso de duas linguagens distintas, direcionadas para o público interno e externo.
     Fator inerente à comunicação bem executada, a persuasão é ferramenta de convencimento sobre determinado assunto ou produto, tendo como fatores de influência a forma que a mensagem é transmitida e a credibilidade de quem transmite. Logo, a persuasão é elemento fundamental para a realização da comunicação empresarial efetiva e com resultados positivos.
     Dentro da comunicação empresarial existem muitos canais que podem ser utilizados para se relacionar e persuadir o público de interesse, como press release, coletivas de imprensa, artigos, etc. Para executar tais ações contamos com o trabalho da assessoria de comunicação, que é definida como departamento estratégico que objetiva levantar dados, analisar e planejar ações que visem à melhoria da comunicação, bem como a maximização positiva da imagem de uma empresa, entidade ou pessoa física, aumentando sua credibilidade perante seus públicos.
    A Comunicação empresarial deve ser tratada de forma séria e com a merecida importância, pois é caracterizada como a mais eficiente e poderosa ferramenta estratégica. Porém, muitos empresários ainda acreditam que ela seja desnecessária ou simplesmente afirmam que investir na mesma é perda de tempo e de dinheiro. Deixam cegar-se pela idéia de que o lucro é o único objetivo de sua empresa, esquecendo que, para alcançar esse objetivo, é imprescindível o resultados muito além do lucro, como a fidelização dos clientes e consumidores em geral à sua marca ou imagem, bem como um melhor relacionamento com seu público interno. As ações de comunicação empresarial nem sempre são mensuradas em um balanço contábil. É preciso sensibilidade para detectar seus benefícios quando bem elaborada e executada.
     A comunicação da empresa com a sociedade, com o consumidor, com seus trabalhadores, autoridade e governos se tornou parte integrante do produto ou serviço ofertado e o seu comportamento diante de causas sociais, ambientais e econômicas influenciam diretamente nos processos de obtenção de lucro ou simplesmente de credibilidade diante desses públicos.
    Diante dos conceitos e definições expostas, não há dúvidas quanto à importância da comunicação empresarial no relacionamento da empresa com os seus públicos e com a sociedade em geral. Contudo ainda é necessário para as empresas que ainda a consideram inútil perceber a sua importância sob a mesma ótica, valendo-se dessa ferramenta não só visando o lucro imediato e palpável, mas principalmente algo tão importante quanto às cifras: a sua imagem.

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Texto produzido para a disciplina Assessoria de Comunicação (2010.1)

* - Roger Cahen: Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 1990

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