quinta-feira, 1 de julho de 2010

Globalização na Comunicação

     A capacidade de armazenamento de informações proporcionada pela digitalização e pela evolução tecnológica tem contribuído não só para a globalização da comunicação, mas também pelo arquivamento em massa de informações sem que seja necessário dispor de enormes espaços para guardá-las.
     A digitalização criou a base para a convergência das tecnologias possibilitando ter em um só lugar áudio, vídeo, texto e imagem. Esta convergência não seria possível sem a capacidade de armazenamento unida à tecnologia da informação presente nos terminais digitais. Tamanha evolução tecnológica certamente possibilitou uma série de novos avanços até mesmo em outras áreas, contudo, também trouxeram algumas consequências não tão vantajosas.

      Apesar de tornar a comunicação mais rápida e efetiva através dos meios digitalizados, ainda é grande a fragilidade desses meios quanto à segurança dessas informações. É comum a atuação de hackers (piratas de computador) que conseguem invadir sistemas e programas, liberando informações sigilosas, como em sites de bancos, por exemplo. Ainda é preciso trabalhar para tornar mais seguro o arquivamento e compartilhamento de informações digitalizadas, pois caso contrário, evoluir nesse sentido também trará uma regressão.

     Nos últimos dias, muitas empresas têm sofrido sérios prejuízos financeiros e de imagem devido à velocidade das tecnologias que, através de pessoas ou grupos mal intencionados, invadem, modificam e destroem informações destas empresas. Se por um lado as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação tem se contribuído para a evolução comunicacional e democratização da informação e do conhecimento, por outro lado estas mesmas tecnologias também estão sendo utilizadas para uso ilegal, falsificação ideológica, golpes e distorção de informação.

     A globalização, processo surgido a partir da necessidade da comunicação econômica, política e social entre países, impulsionou a evolução tecnológica principalmente para a área da comunicação. Deste então, a comunicação segue num caminho sem volta, onde os especialistas acreditam que sempre haverá, para cada fase evolucional, um inimigo para tentar combater através de novas estratégias.


----

Texto escrito para a disciplina Novas Tecnologias da Comunicação (2010.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.