A capacidade de armazenamento de informações proporcionada pela digitalização e pela evolução tecnológica tem contribuído não só para a globalização da comunicação, mas também pelo arquivamento em massa de informações sem que seja necessário dispor de enormes espaços para guardá-las.
Apesar de tornar a comunicação mais rápida e efetiva através dos meios digitalizados, ainda é grande a fragilidade desses meios quanto à segurança dessas informações. É comum a atuação de hackers (piratas de computador) que conseguem invadir sistemas e programas, liberando informações sigilosas, como em sites de bancos, por exemplo. Ainda é preciso trabalhar para tornar mais seguro o arquivamento e compartilhamento de informações digitalizadas, pois caso contrário, evoluir nesse sentido também trará uma regressão.
Nos últimos dias, muitas empresas têm sofrido sérios prejuízos financeiros e de imagem devido à velocidade das tecnologias que, através de pessoas ou grupos mal intencionados, invadem, modificam e destroem informações destas empresas. Se por um lado as Novas Tecnologias da Comunicação e Informação tem se contribuído para a evolução comunicacional e democratização da informação e do conhecimento, por outro lado estas mesmas tecnologias também estão sendo utilizadas para uso ilegal, falsificação ideológica, golpes e distorção de informação.
A globalização, processo surgido a partir da necessidade da comunicação econômica, política e social entre países, impulsionou a evolução tecnológica principalmente para a área da comunicação. Deste então, a comunicação segue num caminho sem volta, onde os especialistas acreditam que sempre haverá, para cada fase evolucional, um inimigo para tentar combater através de novas estratégias.
----
Texto escrito para a disciplina Novas Tecnologias da Comunicação (2010.1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.
Obrigada.