terça-feira, 23 de março de 2010

Realidade virtual cada vez mais perto

     Enquanto alguns utilizam celulares e outros dispositivos interativos para criar a realidade aumentada (que mistura elementos da reais com informações e objetos virtuais), o professor da Universidade de Washington Amir Babak Parviz e seus alunos estão trabalhando em lentes de contato que usam a tecnologia através dos próprios olhos, segundo o site inhabitat.com. E o melhor: funcionam à base de energia solar.

     A invenção possui centenas de LEDs semitransparentes, incorporados em uma finíssima lente, que criam a apresentação para o usuário. Os seus sensores e a tecnologia sem fio são movidos à energia solar. As aplicações são várias. Ao olhar para um objeto real com código de realidade aumentada, a lente pode exibir texto no olho do usuário (dando informações sobre um prédio ou um monumento histórico, por exemplo). Outra aplicação imaginada é usá-la para traduzir o áudio de outras em legendas em tempo real e oferecer sugestões visuais de um sistema de navegação.

     Com processamento de imagem básico e acesso à internet, as lentes poderão trazer a realidade virtual para a vida das pessoas. Como as pesquisas ainda estão em estágio inicial, não existem informações sobre valor e possível lançamento do produto no mercado. Mas você já pode conferir algumas imagens do seu protótipo abaixo:







Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.