quarta-feira, 24 de março de 2010

Arrob@

   

      O @ (arroba), símbolo da era da internet, foi adquirido nesta semana pelo Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York e passa a incorporar o acervo do museu. O negócio não envolve dinheiro. O @ foi incluído à coleção de objetos do Departamento de Arquitetura e Design do museu e será exibido em diferentes fontes, estilos e tamanhos.
     A origem do símbolo é desconhecida, mas alguns linguistas acreditam que data dos séculos VI ou VII, adotado em documentos como abreviatura da palavra latim ‘de’ ou ‘para’. Ele apareceu pela primeira vez em uma máquina de escrever em 1885, mas ganhou força a partir de 1971, quando o engenheiro de computação norte-americano Raymond Tomlinson o incorporou na primeira mensagem de e-mail a ser enviada de um computador para o outro. Desde então, está entre os símbolos mais usados no planeta.
     A curadora sênior do MoMA, Paola Antonelli, explicou que o museu adquiriu "o ato de design" do símbolo, que foi adotado para uma nova função, a de especificar a origem de uma mensagem de e-mail. A decisão de incorporá-lo ao acervo, explicou ela, é um tributo à visão do engenheiro que resgatou o símbolo e massificou seu uso no correio eletrônico.
     "Tomlinson realizou um ato de grande alcance do design que não só mudou a importância e a função do símbolo, como também o converteu em uma parte importante da nossa relação e comunicação com pessoas do mundo todo", declarou Paola.
      A curadora comparou a aquisição do @ à outra recente compra feita pelo museu, da performance chamada "O beijo", do artista Tino Sehgal, em que um casal permanece abraçado por várias horas. Cada apresentação pode ter uma forma diferente, com novos protagonistas. De acordo com o jornal The New York Times, porém, há uma grande diferença entre as duas aquisições: o MoMa pagou US$ 70 mil pelo direito de expor as performances de "O beijo", enquanto o @ foi incorporado à coleção do museu gratuitamente, por ser de domínio público.


Fonte: Clube de Criação SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.