quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A palavra é: Criatividade

Você sabe o que é criatividade e onde podemos encontrá-la?

Se você acha que tal dom é capacidade somente dos gênios, de nós publicitários (nem todos!) ou daquele cara que faz esculturas com frutas, engana-se. A criatividade está em lugares que você nem imagina.


Sabe quando sua mãe usa a sobra do almoço e faz a sopa do jantar? Isso é ser criativo, não desperdiçando o alimento que pode ser aproveitado. Achou nojento? Duvido que você já não tenha tomado uma sopa dessas.

Quer outro exemplo?

Nos tempos dourados de 1º série do ensino fundamental, levava meus livros em uma sacola plástica, dessas de supermercado mesmo, que tinha uma logo enorme da Coca-Cola. Achou a cara da pobreza? Pois não me importava que me definissem assim, pior seria levar meus livros debaixo de sol e chuva por não ter uma mochila.

Exemplos não faltam, principalmente se a pessoa for desprovida de muitos recursos financeiros ou quiser economizar mesmo. Aí sempre inventa uma coisa pra facilitar a vida. Aposto que na sua geladeira tem uma garrafa pet de dois litros de um refri qualquer com água...Você também acha a cara da pobreza? Pois fique sabendo que assim você ajuda o planeta, dando um destino mais útil a algo que você provavelmente jogaria no lixo comum por não querer se dar o trabalho de mandar pra reciclagem.

Até o traficante que coloca barreiras de concreto no morro pra impedir que a polícia suba está sendo criativo. Aliás, esse pessoal está cada dia mais inovador.

Ser criativo é possível para qualquer pessoa e em qualquer lugar. São as circunstâncias que nos estimulam e impulsionam a agir. Até estando sem fazer nada estamos fazendo alguma coisa.

Pra fim de conversa, ser criativo é simplesmente usar o cérebro de verdade, usufruir da inteligência que todos nós tempos, mas que nem todos exercitamos. Ninguém é "burro" , aliás, o burro é mais inteligente do que você pensa. Infelizmente, o dom do raciocínio que nós recebemos, ainda que alguns tenham dificuldade para entender determinados assuntos, pode, como qualquer coisa nesse mundo, ser usado de forma negativa ou positiva. As opções são infinitas, a sua escolha é que fará a diferença.

E você? Já teve uma idéia criativa hoje?

2 comentários:

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.