quarta-feira, 14 de março de 2012

Tum, tum, tum por Aracaju

Quando a SECOM Sergipe solicitou uma nova campanha à Agência Base, queria transmitir todo trabalho realizado pelo governo, e que muitas vezes é desconhecido pela população, de uma forma leve, moderna e envolvente. A nova campanha, que deveria culminar com o aniversário de 157 anos de Aracaju, deveria ser uma espécie de “relatório de prestação de contas” sobre o investimento do governo estadual na capital e no interior.

Campanhas institucionais sempre usam um elemento certeiro para alcançar o público: o apelo emotivo. Em uma terra onde a musicalidade vem da alma e está presente em cada esquina, nada melhor que utilizar uma canção emblemática para dar o tom certo ao trabalho. Dessa forma, “Bate Coração” foi a escolhida, tendo um dos seus versos alterados para se adequar perfeitamente a proposta, se tornando um hino alegre e de exaltação do amor sergipano pela sua terra.

Para reforçar a mensagem, a apropriação do gesto “coração com as mãos”, deu um aspecto mais humanizado, da mesma forma que um hot site foi criado para que a população pudesse usar o gesto em fotos que expressassem seu sentimento de orgulho.


Utilizando diversas mídias, das mais comuns (outdoor, busdoor, , distribuição de brindes, sinalização em shoppings, etc)  e de maior impacto (filme 60” para TV e cinema, programetes de rádio), a elaboração da campanha se destaca por uma ideia em particular. 




Na semana do aniversário de Aracaju (12 a 17/03), diversas fotos enviadas pelos internautas para o hotsite  Aracaju no Coração  serão exibidas em telões de LED pela cidade.


Outro ponto que vale ser destacado foi a produção de um filme, que já é considerado viral, onde artistas (renomados e de rua) e grupos folclóricos, cantam o tema da campanha em uma mistura de ritmos, demonstrando toda pluralidade cultural presente no estado. Segundo a Agência Base, em 24h de liberação do link, foram contabilizados cerca de 1.000 compartilhamentos, com mais de 4.000 visualizações no VT.

Confira:


Com informações da Agência Base.
  
-

Depois de ver comentários na web e de pessoas bem próximas, assisti outros vídeos com conceito semelhante ao desse viral, com algumas pessoas dizendo ser plágio, outras alegando apenas inspiração. De fato, a semelhança existe e é inegável, contudo, meu papel de profissional imparcial não permite fazer determinadas afirmações. Logo, assistam (aqui e aqui) e tirem suas próprias conclusões

2 comentários:

  1. Júlia,

    Acho prudente uma análise também dos seguintes links:

    http://www.youtube.com/watch?v=pBUOMkOXKvc&feature=fvsr
    http://www.youtube.com/watch?v=Gi2J75xXSjQ

    ResponderExcluir
  2. Visto, revisto, analisado e diretamente respondido.

    ResponderExcluir

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.