quarta-feira, 18 de abril de 2012

#RádioRabisco: Som e sorriso

Ô coisa é boa é internet, que nos permite conhecer o mundo sem sair do lugar. Ou então nem precisar ir tão longe, ali pertinho, na capital federal, você também encontra um mundo bem interessante. Não, não tô falando do Congresso Nacional e do que rola por lá, tô falando de uma moça de voz marcante e som do bom. Ela é Ellen Oléria.



Dona de um sorriso aberto e contagiante, a brasiliense nascida em 1982 é atriz por formação (Universidade de Brasília), e atua desde 2000 no circuito cultural como cantora, compositora e instrumentista autodidata. No seu currículo estão presentes inúmeras edições do Festival Universitário FINCA (Festival Interno de Música Candanga) da Universidade de Brasília, é a maior vencedora da história do Festival de Música Tom Jobim do Sesc – DF, multipremiada no Festival de Música dos Correios. Ainda participou dos shows de grandes nomes como LeninePaulinho MoskaChico CésarNey MatogrossoMargareth MenezesMilton Nascimento. No aniversário de 50 anos de Brasília, Ellen dividiu o palco com Sandra de Sá.



Né fraca não!

Seu som tem as mais diversas influências, passando pelo samba, afoxés, jazz e hip hop, somado ao repertório variado de outros artistas e composições próprias, que são carregadas de protesto e poesia.


Artistas da terra como Gilberto Gil, Alceu Valença, Carlinhos Brown, Racionais Mc’s, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Lecy Brandão, combinados com o balando de  Bonga (Angola) e Richard Bona (Camarões) e potência de Tina Turner são inspirações que fazem o trabalho de Ellen Oléria ainda mais interessante e envolvente para todos os públicos.


Quem acompanha artista é a banda Pret.utu, formada por Paula Zimbres (baixo), Célio Maciel (bateria) e Felipe Viegas (teclado), e que tem grande reconhecimento no cenário musical brasiliense pelo repertório marcante, complementando o trabalho de Ellen de forma generosa.


Saiba mais sobre ela nesse Minidoc.  do projeto 061UHA, que busca mapear uma parte do que a música de Brasília tem de melhor.  



Mais um pouco!




"(...) conhece a carne fraca? Eu sou do tipo carne dura!"



Seu primeiro disco, Peça, foi lançado em 2009 e atualmente Ellen trabalha no primeiro DVD que leva o mesmo nome e em um novo disco.




Gostou? Então acesse o site e o Facebook para curtir ainda mais! #VireiFã

2 comentários:

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.