sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vencido pelas palavras


Pouca gente sabe, mas o paraibano Augusto dos Anjos é um dos meus poetas favoritos. Hoje ele completaria 128 anos e para lembrá-lo, posto um dos seus poemas mais famosos e o meu favorito da sua obra literária.

Psicologia de um vencido


Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Um comentário:

  1. Perfeito, a causticidade de Augusto dos Anjos, o torna um poeta peculiar nessa imensidão de mesmices...

    ResponderExcluir

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.