terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nosso dia! Ser publicitário...

Ao contrário do que muitos pensam, o Dia do Publicitário NÃO é 1º de abril!

Hoje, 1º de Fevereiro, é o dia do profissional que vive (nem todos) da inspiração que vem dos lugares mais inusitados para compor idéias criativas.

Nesse dia em que receberemos muitos tapinhas nas costas e felicitações, ainda tem gente que confunde nossa profissão com a do jornalista. E lá vamos nós gastar saliva pra explicar a diferença. Vou repetir pela última vez: Eu não tenho pretensão de apresentar o Jornal Nacional, tá?

Para comemorar, confira abaixo a republicação de um dos primeiros posts do blog em 15/03/2010 e que a pedidos, trago novamente para vocês!

Não me lembro quando, mas acho que desde sempre, eu sabia que queria trabalhar com comunicação. Minha inocência não permitia distinguir as profissões da área e por esse motivo eu não sabia especificamente o que queria ser. Porém, a vida me fez gratas surpresas e eu descobri o encanto desse mundo onde a criatividade é a palavra-chave para alcançar o sucesso.

Eu sei, você vai dizer que publicitário é mentiroso, que engana, ludibria as pessoas. Já ouvi muitas coisas assim. Mas o certo é que sem profissionais como esses o mundo seria bem sem graça. Tudo seria tão igual, tão sem cor. Claro que tudo gira em torno de um ideal capitalista, vender, lucrar, vender... E mesmo que você diga que é contra isso aposto que também faz parte...(rs)

Como diria um filósofo-de-rodapé-de-agenda, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose...logo, saber dosar atitudes, gestos e palavras é o segredo para que não transformar algo bom em ruim. Claro que "puxo a brasa pra minha sardinha", mas eu defendo isso como "pessoa normal"...(se você não sabe, publicitário nenhum é normal...rs).

Bem, de todos as dificuldades que enfrentei para chegar até aqui, (estudante do 6º semestre de Publicidade após falta de transporte, catapora, falta de dinheiro, etc. Pior que enredo de novela das oito!), a mais difícil delas é explicar a um desentendido no assunto o que um publicitário faz.

Quando eu digo as pessoas que curso Publicidade, sempre tem uma que pergunta "Vai apresentar o Jornal Nacional, é?" Teimam em confundir Jornalista com Publicitário. E aí eu tento, toda sem graça, explicar de forma clara o que um publicitáro faz...tarefa árdua...porque na maioria das vezes eu gasto saliva à toa...porque a pessoa continua sem entender...rs...

Vida dura viu? Onde eu estava coma cabeça quando fui escolher ser uma "coisa" dessas?(rs)

Bem, caso você que lê esse post também não saiba o que um publicitário faz, vai aí a definição:

---

Na teoria:

O publicitário é contratado para comunicar a imagem de seus clientes, através de estratégias elaboradas sob técnicas e pesquisas. Deve atuar dentro dos limites propostos pelo contratante, o que inclui verba disponível e objetivos desejados. Ao profissional de publicidade cabem duas linhas de raciocínio: a técnica e a cultural, que juntas atingem os objetivos delimitados. Assim a publicidade alcança o público-alvo através desta união:arte + informação.

Um bom publicitário sabe persuadir, convencer o consumidor de forma inovadora, a adquirir o que está sendo sugerido e a pensar como o público-alvo para traçar o planejamento de campanha de forma apropriada e estruturada. Está sempre antenado aos acontecimentos do mundo e não é preconceituoso, pois para esta profissão é preciso conhecer de tudo e todos: pessoas de todos os lugares e classes sociais e informações de relevância variada.

Na prática... Bem, só você sendo pra entender... (rs)

---

Enfim, não me arrependo (ainda,rs!) da profissão que escolhi e a cada dia que passa eu aprendo mais e vejo o mundo ao meu redor com outros olhos...olhos críticos e criativos.

Júh Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.