quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A culpa é dele!

Hoje é Dia do Estagiário. 



Aquele que, em nome do conhecimento (ou dos míseros trocados que recebe) trabalha, trabalha, trabalha e... trabalha. E nas horas vagas, é quem leva a culpa por qualquer erro que aconteça. Tá, é exagero, nem sempre é assim.

Nos meus áureos tempos de estagiária em uma agência bancária, eu trabalhava 10 horas por dia, sempre comia minha marmita fria, sofria com o ar condicionado central que gelava minha alma, ouvia desaforo de cliente, tirava a paciência do bolso, perdia aula no colégio e... aprendia!

Foi meu primeiro emprego e eu tinha apenas 15 anos. Abdiquei de muita coisa pra poder trabalhar, mas principalmente, para aprender. E ser estagiário é isso. Aprendizado. Ainda que a gente sofra horrores comendo o pão que Hellboy amassou.

Tudo é válido.

Claro que existem os cúmulos da exploração, aliás, muitas empresas ainda acreditam descaradamente que "estagiário tem mais é que se lenhar!" Mão de obra barata e sem direito a reclamação. 

Coisa feia... O estagiário de hoje pode ser o Bill Gates de amanhã, sabia? Porém outros milhares nunca passarão desse nível. Sabe porquê? Falta-lhes a combinação de dois itens básicos: ambição e disposição para trabalhar.

Sem a vontade de crescer não se chegar a lugar algum. Traçar um caminho pra onde? E sem a vontade fica-se eternamente no mesmo lugar, estátua.

Fui estagiária sim e foram dois anos cruciais para que eu aprendesse o valor do meu trabalho. Claro que passei por outras empresas e, como todo mundo sabe, nada é perfeito, então, não existe trabalho perfeito. O ser humano domina como ninguém a arte de estar insatisfeito com alguma coisa, seja ela qual for. Mas ser estagiária foi o primeiro passo de muitos que dei e que continuo dando em direção a realização pessoal e profissional. E o que faz o trabalho bom ou ruim é o seu empenho.

Então, pra você que é estagiário hoje, parabéns! Não se desespere diante dos problemas e intermináveis horas de serviço. Claro, corra atrás do seus direitos. Não acredite que estagiário é " a terceira pessoa depois de ninguém." Não se acomode, não espere ser ordenado a fazer algo. Não espere que o mar pegue fogo, acenda a fogueira e frite seu peixe.

Nem todo mundo tem o privilégio de nascer em berço de ouro começar por baixo e provar para o mundo (e para si mesmo) a sua capacidade de vencer.

FELIZ DIA DO ESTAGIÁRIO!



Agora pare de vadiar na internet e vá trabalhar!

-

Clique AQUI  e saiba o que um bom estagiário NÃO deve fazer.
Clique AQUI e aprenda como ser um bom estagiário.
Clique AQUI e saiba seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rabisco por aqui!
Críticas são bem-vindas, mas educação e bom senso também.

Obrigada.